Minha Trajetória na Música

E-mail Imprimir PDF

Um pouco da minha trajetória na música

Iniciei meus estudos aos nove anos com a professora Lélia Portes, do Instituto Carlos Gomes de Carazinho. Conclui o Curso de Acordeon e Teoria Musical aos 16. Nesse período, aprendi, através da partitura,  a importância do estudo, com o qual tive a experiência de executar vários gêneros musicais: hinos, choros, tangos, boleros, minuetos, diversos ritmos gaúchos. Também passei a conhecer transcrições para Acordeon de vários compositores como Bach, Beethoven, Strauss, Mozart, além de exercícios e estudos técnicos de execução. Continuei estudando e “tirando” (aprendendo) músicas de inúmeros acordeonistas de renome: Oscar dos Reis, Albino Manique, Edson Dutra, Renato Borguetti, entre outros.

Em 1997, ingressei na Faculdade de Música, da Universidade de Passo Fundo. Após quatro anos, formei-me no Curso de Música com o título de Bacharel em Canto.

Iniciando a atuar como professor de Acordeon e Técnica Vocal, descobri que a música representa uma área de estudos muito complexa e, seguindo a minha trajetória, participei de vários cursos e seminários de música nas áreas de Técnica Vocal, Regência Instrumental e Acordeon. Então, ingressei na Orquestra de Cordas da Fuccar de Carazinho, com a função de contrabaixista e Regente Auxiliar. Outros cursos surgiram, agora com enfoque no desenvolvimento de técnicas para o contra baixo acústico. O aprendizado mais produtivo nessa área ocorreu na Escola da Ospa, em Porto Alegre. No entanto, como o domínio de um instrumento é sempre muito árduo, optei a continuar me especializando somente no Acordeon.

Trabalhando cada vez mais como professor de Acordeon e Técnica Vocal (área específica da faculdade) senti que havia necessidade de continuar estudando o Acordeon. Por meio de incentivos da família e de amigos que reforçaram a ideia do estudo progressivo e contínuo, tive a oportunidade, em dez/1999, de conhecer um dos melhores acordeonistas do mundo: Oscar dos Reis, de Caxias do Sul, que recebe alunos dos mais variados lugares do Brasil e de fora também. Trata-se de um excelente professor e compositor. Através de sua metodologia, vislumbrei ainda mais a importância do estudo e de seguir, sempre, um método para atingir o desejado.

Anualmente realizo Audições, Recitais e Seminários com participação de alunos e de renomados músicos do Brasil e também de fora, para divulgar esta arte de tocar acordeon, e de cantar.

Leciono Acordeon desde 1997, atualmente em dois municípios do RS: Carazinho, Almirante Tamandaré do Sul, e também ONLINE para alunos de vários estados Brasileiros e de outros países, como podem ver na Pasta ALUNOS.

Também trabalho com vendas de Acordeons Brasileiros e Italianos desde 1997, oferecendo as melhores marcas com os melhores preços em ACORDEONS (veja a lista com preços) todas revisadas.

 

É com grande orgulho que continuarei nesta profissão divulgando a arte de fazer música com o acordeon, ainda mais que agora me sinto privilegiado em ter o meu instrumento de trabalho "ACORDEON" reconhecido como "INSTRUMENTO SÍMBOLO do RS" (veja a matéria)", instituído e aprovado no projeto em 24/08/10 por unanimidade sobre lei 112/2010.


JEFERSON OLIVEIRA - SCANDALLI  EXTREME P ( Conservatório - Baixo Solto)

REPRESENTANTE DA SCANDALLI - CARAZINHO RS

 

Com Acordeon SCANDALLI SUPER VI EXTREME - Pedido especial !!

REPRESENTANTE DA SCANDALLI NO BRASIL.

INSTRUMENTO QUE UTILIZOU PARA GRAVAR SEU 3º CD SOLO - NOS BAILES DA MINHA TERRA !

ADQUIRA O 3º CD - NOS BAILES DA MINHA TERRA !



 

GRANDE ABRAÇO A TODOS DO TAMANHO DO RIO GRANDE  E SUCESSO !!!

Última atualização ( Sex, 10 de Junho de 2022 14:15 )