ACORDEON SÍMBOLO DO RS

E-mail Imprimir PDF

 

Homenagem do Estado RS ao Acordeon em 24/10/2010 !

É com grande satisfação que nós acordeonistas presenciamos esta data tão importante, o nosso instrumento ACORDEON (Gaita) a partir deste momento foi instituído e reconhecido como:

"ACORDEON" - INSTRUMENTO SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL !

Jeferson Oliveira, Gilmar Sossela, Dilse Bicigo, Giovani Cherini, Sergio Oliveira.

O Acordeon ( Gaita ) foi instituído como instrumento símbolo do Rio Grande do Sul no projeto número 112/2010 aprovado por unanimidade na sessão plenária em 24/08/10 com autoria do Deputado Gilmar Sossela, Lei esta que tramitava na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul desde o dia 04/05/10 com o propósito de Homenagear os acordeonistas e resgatar a história deste instrumento que faz parte do Rio Grande do Sul.

Esta idéia do projeto surgiu no Gaitaço de Almirante Tamandaré do Sul, evento este onde se reuniram na última edição em abril deste ano 806 acordeonistas, com Coordenação Geral de Sergio Oliveira e Coordenação Musical de Jeferson Oliveira.

Jeferson Oliveira, Sergio Oliveira, Daniel Hack

Na justificativa do Projeto de Lei Gilmar Sossela destacou:

"Talvez, um pouco por terem pressentido a valiosa característica de singularidade no acordeon, os gaúchos, tão ciosos de uma pretensa identidade singularmente própria em relação ao resto do País e do mundo, escolheram o acordeon (gaita) como instrumento representativo da própria música regional do Estado."

Este Projeto foi elaborado com base no artigo 220 da Constituição Estadual e 225 da Constituição Federal, o qual visa o Estado estimular as manifestações culturais dos diferentes grupos e sociedade.

Giovani Cherini (Presidente da Assembléia Legislativa)

Elogiou a iniciativa de Sossela e defendeu a valorização dos hábitos e tradições gaúchas, como forma de difundir a cultura do Estado.

Estiveram presentes apoiando este projeto um grupo de ACORDEONISTAS de 15

municípios do interior do Estado, representando a Terra do Gaitaço de Almirante

Tamandaré do Sul, juntamente com a prefeita Exma. Sra. Dilse Klein Bicigo e o Sr.

Sergio Oliveira coordenador do Gaitaço.

Jeferson Oliveira, professor, compositor e acordeonista que desde o dia 10 de agosto está ministrando o Curso de Acordeon na Terra do Gaitaço em Almirante Tamandaré do Sul- RS, também prestigiou o momento em que por unanimidade o projeto foi aprovado no Parlamento Gaúcho.

Enaltecendo o instrumento Jeferson declarou:

"O Acordeon, instrumento que fica junto ao peito e pulsa com o coração as mais belas melodias que representam o nosso Estado".

Frase que cita a importância da lei aprovada e remete a simbologia que une o povo gaúcho as suas origens.

Entre os amigos acordeonistas presentes, também tivemos o apoio do Colega

Acordeonista Daniel Hack do grupo "Os Serranos"

UM AGRADECIMENTO ESPECIAL !!!

Amigo e companheiro SERGIO OLIVEIRA, apoiador nato que nos conduz aos eventos ligados a nossa cultura e que se dedica de alma e coração ao nosso instrumento que é o Acordeon.

Coordenador do Gaitaço de Almirante Tamandaré do Sul, que percorreu todo o nosso Estado para divulgar este evento, e está sempre na primeira página quando se trata do Acordeon e de Gaitaços...

Por isso, em nome de todos os amigos acordeonistas que presenciaram o dia em que o ACORDEON passou a ser um SÍMBOLO para o RS, agradecemos o apoio deste gaúcho que traz a cultura em punho como quem traz, desfraldada, a bandeira que representa todo o ideal de um povo, que além de ser uma personalidade excepcional, sua notável e indelével paixão pela cultura e pelo acordeon ultrapassa as linhas da geografia !!

Grande abraço!!!

 

"Mais que um instrumento musical, a Gaita é a companheira de toda hora do gaúcho. Quando o Gaiteiro abre a sua gaita, um ronco de alegria nos saúda. A Gaita desperta todos os nossos sentimentos. Ela canta e chora. É companheira dos causos, buchinchos e serenatas da paixão, saudade e solidão. Pelo teclado da gaita, passa a história do Rio Grande”.

Matéria publicada em ALMIRANTE TAMANDARÉ DO SUL RS:

25/08/10 .

02/09/10 - TV Pampa divulgou a aprovação do projeto de lei que instituiu a gaita como instrumento do RS: A gravação foi efetuada em Almirante Tamandaré do Sul.

 

Matéria publicada pelo DEPUTADO GILMAR SOSSELA autor do projeto:

25/08/10 - Gaita instrumento símbolo do RS.

Última atualização ( Sex, 10 de Junho de 2022 14:26 )